quarta-feira, 19 de março de 2008

Alfabetização através do Lúdico

A alfabetização é um processo que se inicia desde o útero da mãe, onde a criança já percebe os sons da linguística.
A aprendizagem da linguagem oral e escrita é um dos elementos importantes para as crianças ampliarem suas potencialidades, as capacidades de inserção e de participação das diversas práticas sociais.


A alfabetização é um processo, e nesse processo, a criança necessita de atividades significativas e prazerosas, que propiciem desafios para que as crianças sintam-se estimuladas a construírem seus conhecimentos. Entretanto, para que a construção do conhecimento na criança seja significativa para ela, temos que ajudá-la, estimulando com jogos e atividades, para que ela possa construir o seu conecimento e descobrir o seu mundo através do seu mundo imaginário, através da fantasia.



quarta-feira, 12 de março de 2008

Jogos Pedagógicos de Madeira

Conheça nossos Jogos Pedagógicos de madeira, ensine através do lúdico.

Desenvolva em seus alunos a imaginação e a criatividade brincando.
Suas crianças vão adorar aprender e brincar com nossos jogos de madeira de confecção artesanal, onde cada peça foi feita com muito carinho.














































Para adquirir nossos jogos pedagógicos de madeira entre em contato pelo e-mail: paolasi.silva@gmail.com E PEÇA NOSSA TABELA DE PREÇOS.


sexta-feira, 7 de março de 2008

Construindo Competências

Desenvolver competências é a palavra de ordem da educação moderna. As competências estão ligadas a uma prática social. Não podemos mais nas salas de aula apenas transmitir conhecimentos, é preciso trabalhar situações reais através de projetos que venham a desenvolver as competências dos educandos.

O ensino deve ser enxergado como uma preparação para a vida toda, por isso, desenvolver competências deve partir da análise de situações, da ação, derivando conhecimentos, ou seja, ensinar aos alunos a resolver situações complexas do cotidiano. Por exemplo: saber desenvolver estratégias para manter o emprego em situações de reestruturação de uma empresa.

Para desenvolver competências é preciso, antes de tudo, trabalhar por resolução de problemas e por projetos, propondo tarefas complexas que desafiem os conhecimentos dos alunos, que lhes de um sentido e que os envolva em uma aprendizagem fundamental, significativa. Isso se chama, pedagogia ativa, aberta a todos os campos da sociedade. O professor não deixará de ser um agente transformador, apenas não mais reterá o saber, mas deverá ter uma postura reflexiva, ser observador, ser inovador, saber aprender com os outros e com os seus próprios alunos, através das trocas de experiências.

"As competências mobilizam conhecimentos dos quais grande parte é e continuará sendo de ordem disciplinar, até que a organização dos conhecimentoseruditos distinga as disciplinas, de modo que cada uma assuma um nível ou um componente da realidade" (PERRENOUD, p. 40, 1999).

REFERÊNCIAS

PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. trad. Bruno Charles Magne. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

Revista Nova Escola - edicação 135/200. Philippe Perrenoud Contruindo Competências.