A criança aprende por estímulos, desde seu nascimento, ela constrói o seu conhecimento através das experiências com o meio em que vive. Quando chega a fase pré-escolar, faz associações de todo o conhecimento já obtido com o apresentado em sala de aula.
terça-feira, 11 de novembro de 2008
COMO ENSINAR?
Ver: Fala Mestre - Edição 217 - out/2008. http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0217/aberto/qualidade-educacao-exige-metas-ambiciosas-394729.shtml
quarta-feira, 19 de março de 2008
Alfabetização através do Lúdico
quinta-feira, 13 de março de 2008
Livro Reescrevendo a Educação: Propostas para um Brasil Melhor é lançado em Brasília.
http://www.reescrevendoaeducacao.com.br/
quarta-feira, 12 de março de 2008
Jogos Pedagógicos de Madeira
Desenvolva em seus alunos a imaginação e a criatividade brincando.
Suas crianças vão adorar aprender e brincar com nossos jogos de madeira de confecção artesanal, onde cada peça foi feita com muito carinho.
sexta-feira, 7 de março de 2008
Construindo Competências
Desenvolver competências é a palavra de ordem da educação moderna. As competências estão ligadas a uma prática social. Não podemos mais nas salas de aula apenas transmitir conhecimentos, é preciso trabalhar situações reais através de projetos que venham a desenvolver as competências dos educandos.
O ensino deve ser enxergado como uma preparação para a vida toda, por isso, desenvolver competências deve partir da análise de situações, da ação, derivando conhecimentos, ou seja, ensinar aos alunos a resolver situações complexas do cotidiano. Por exemplo: saber desenvolver estratégias para manter o emprego em situações de reestruturação de uma empresa.
Para desenvolver competências é preciso, antes de tudo, trabalhar por resolução de problemas e por projetos, propondo tarefas complexas que desafiem os conhecimentos dos alunos, que lhes de um sentido e que os envolva em uma aprendizagem fundamental, significativa. Isso se chama, pedagogia ativa, aberta a todos os campos da sociedade. O professor não deixará de ser um agente transformador, apenas não mais reterá o saber, mas deverá ter uma postura reflexiva, ser observador, ser inovador, saber aprender com os outros e com os seus próprios alunos, através das trocas de experiências.
"As competências mobilizam conhecimentos dos quais grande parte é e continuará sendo de ordem disciplinar, até que a organização dos conhecimentoseruditos distinga as disciplinas, de modo que cada uma assuma um nível ou um componente da realidade" (PERRENOUD, p. 40, 1999).
REFERÊNCIAS
PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. trad. Bruno Charles Magne. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
Revista Nova Escola - edicação 135/200. Philippe Perrenoud Contruindo Competências.
terça-feira, 26 de fevereiro de 2008
Atividades Significativas
Quando a aprendizagem acontece de forma prazerosa o conhecimento é internalizado pelo educando, ou seja, ele aprende de fato, porém, o modo como se ensina é mecanizado, não permite ao educando possibilidades para que os conhecimentos pré-existentes na estrutura cognitiva interajam. Assim, quando não mais precisa das informações recebidas, esquece.
Ausubel (1982, p.27), diz que “a aprendizagem mecânica é a informação aprendida sem interagir com conceitos relevantes existentes na estrutura cognitiva. Assim, a pessoa decora fórmulas, leis, mas esquece após a avaliação”.
Essa pesquisa visa contribuir para que o professor trabalhe em sala de aula com atividades pedagógicas que estimulem a criatividade, a criação, que envolva a criança em momentos prazerosos para que a aprendizagem seja significativa para ela.