quarta-feira, 10 de junho de 2020

APRENDIZAGENS PEDAGÓGICAS SIGNIFICATIVAS

Como uma criança pequena aprende?

A criança pequena aprende quando vivencia e internaliza o que lhe é ensinado de forma simples, objetiva e significativa. 
As atividades propostas pelo educador precisam trazer ferramentas que estimulem a curiosidade, que façam a criança perceber o mundo a sua volta e que ela faz parte do todo.
Para um bebê, os sons e imagens do ambiente onde se encontra é fundamental para o processo de imitação, desenvolvendo o seu processo de aprendizado de forma natural e gradativo. Um bebê que é estimulado a repetir palavras e sons através de brincadeiras, sorrisos e incentivos aprende com mais facilidade, porque para ele é agradável e o processo passa a ser natural.

Cabe ao educador, por meio da intervenção pedagógica, promover a realização da aprendizagem com o maior grau de significado possível, uma vez que esta nunca é absoluta – sempre é possível estabelecer relação entre o que se aprende e a realidade, conhecer as possibilidades de observação, reflexão e informação [...] (Parâmetros Curriculares Nacionais – Introdução, p.53)


A BNCC - Base Nacional Comum Corricular, organiza a Educação Infantil em três grupos por faixa etária:

CRECHE

PRÉ ESCOLA

Bebês

(zero a 1 ano e seis meses)

Crianças bem pequenas

(1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Crianças pequenas

(4 anos a 5 anos e 11 meses)



Segundo a BNCC, "na Educação Infantil, as aprendizagens essenciais compreendem tanto comportamentos, habilidades e conhecimentos quanto vivências que promovem aprendizagem e desenvolvimento nos diversos campos de experiências, sempre tomando as interações e a brincadeira como eixos estruturantes. Essas aprendizagens, portanto, constituem-se como objetivos de aprendizagem e desenvolvimento".
A aprendizagem é um setor onde o desenvolvimento cognitivo da criança refere-se a tudo que lhe é transmitido por situações educativas através das interações e brincadeiras, que possibilitam o seu desenvolvimento e assegurando-lhes o direito de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se.
Segundo Piaget (apud SEBER, 1997, p. 44),  [...] "as descobertas e invenções dependem da construção de estruturas lógicas que, diferenciando-se em virtudes de assimilações novas, abrem possibilidades  para cada vez mais elevadas".
As crianças pequenas aprendem o tempo todo. Elas estão inseridas numa sociedade a qual vivenciam culturas, hábitos, dogmas, etc. Através das experiências vividas elas aprendem. Mas para que o processo de aprendizagem seja de forma natural é preciso haver a estimulação da sua criatividade e imaginação. 
O educador tem um papel fundamental nesse processo, onde ele será o mediador do saber, trazendo atividades lúdicas e significativas.
Para uma criança pequena aprender, seja ela um bebê ou bem pequena, ela irá precisar: do ambiente, de estímulos, do mediador, da observação e experiências que estimulem a sua criatividade e imaginação.


Por Paola Si

Referências Bibliográficas:

BNCC - Base Nacional Comum Curricular

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS – Introdução. Vol. 1 – p. 53.

PIAGET, Jean. A teoria de Piaget. In: Carmichel. Manual de pscicologia da criança. São Paulo, EPU/Edusp, 1977. v. 4. Coord. da edição brasileira: Samuel Pfromm Netto.














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