sexta-feira, 7 de março de 2008

Construindo Competências

Desenvolver competências é a palavra de ordem da educação moderna. As competências estão ligadas a uma prática social. Não podemos mais nas salas de aula apenas transmitir conhecimentos, é preciso trabalhar situações reais através de projetos que venham a desenvolver as competências dos educandos.

O ensino deve ser enxergado como uma preparação para a vida toda, por isso, desenvolver competências deve partir da análise de situações, da ação, derivando conhecimentos, ou seja, ensinar aos alunos a resolver situações complexas do cotidiano. Por exemplo: saber desenvolver estratégias para manter o emprego em situações de reestruturação de uma empresa.

Para desenvolver competências é preciso, antes de tudo, trabalhar por resolução de problemas e por projetos, propondo tarefas complexas que desafiem os conhecimentos dos alunos, que lhes de um sentido e que os envolva em uma aprendizagem fundamental, significativa. Isso se chama, pedagogia ativa, aberta a todos os campos da sociedade. O professor não deixará de ser um agente transformador, apenas não mais reterá o saber, mas deverá ter uma postura reflexiva, ser observador, ser inovador, saber aprender com os outros e com os seus próprios alunos, através das trocas de experiências.

"As competências mobilizam conhecimentos dos quais grande parte é e continuará sendo de ordem disciplinar, até que a organização dos conhecimentoseruditos distinga as disciplinas, de modo que cada uma assuma um nível ou um componente da realidade" (PERRENOUD, p. 40, 1999).

REFERÊNCIAS

PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. trad. Bruno Charles Magne. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

Revista Nova Escola - edicação 135/200. Philippe Perrenoud Contruindo Competências.

Nenhum comentário: