domingo, 28 de junho de 2009

CONAE 2010 - CONSTRUINDO O SISTEMA NACIONAL ARTICULADO DE EDUCAÇÃO: O Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação

II Conferência Municipal de Educação de Joinville

Joinville (25/06/2009) - Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)

A II Conferência Municipal de Educação realizada em Joinville nesta quinta-feira (25/06), na Univille, foi um sucesso. Durante todo o dia os grupos de trabalho contaram com participação efetiva de profissionais da educação e representantes da comunidade que formularam um documento onde constam as reivindicações daquilo que se conclui como fundamental para uma educação de qualidade. A base dos dez anos seguintes da educação é organizada a partir da conferência.

Na busca de um Sistema Nacional Articulado de Educação são realizadas conferências municipais, regionais, estadual e nacional. Os relatórios de cada conferência serão utilizados na elaboração do plano de educação para todo país.


Para o secretário de Educação, Marquinhos Fernandes, a realização foi positiva. "Nós conseguimos reunir aproximadamente dez mil pessoas que pararam para discutir a educação", destaca. Fernandes comentou ainda que pela primeira vez os Centros de Educação Infantil participam deste processo.

Os trabalhos iniciaram às 8h30 com a palestra sobre "Educação Básica: Permanência e sucesso" com a doutora em educação, Rosânia Campos. A abordagem do tema é uma reflexão para uma dificuldade que precisa ser sanada: fazer com que os alunos, ao ingressarem na escola, consigam
permanecer nela até a conclusão do ensino fundamental. Com isso, praticamente zerar os índices de evasão. E, isso deve ocorrer de uma forma em que o estudante tenha sucesso no seu aprendizado.

Em seguida, grupos de trabalho se reuniram para debater os seis eixos centrais da conferência: "O papel do Estado na garantia do direito à educação com qualidade": é uma reflexão para a melhoria de infraestrutura.
"A gestão democrática e a avaliação" precisam permitir - através da administração das escolas -que haja mais participação da comunidade. "O acesso, a permanência e o sucesso escolar dos alunos". Na rede municipal há o desafio de garantir uma qualidade para toda a rede e conseqüentemente a aprendizagem do aluno.

"A formação e a valorização dos profissionais" também esteve na discussão, bem como "o financiamento da educação e o controle social". Conforme a demanda pela escola pública aumenta é necessário um reforço nos investimentos. "A justiça social, educação e o trabalho tendo como conseqüência a inclusão, a diversidade e a igualdade de alunos" foram colocadas como os dos maiores desafios na contemporaneidade porque implicam em quebra de preconceitos, discussões e novas concepções.

A abertura oficial foi realizada nesta quarta-feira (24). A Câmara de Vereadores ficou lotada com mais de 400 pessoas que teve participação do prefeito Carlito Merss, do secretário de Educação, Marquinhos Fernandes, dos representantes do governo estadual, conselhos de educação e instituições de ensino.


Fonte: http://www.joinville.sc.gov.br/index.php

Nenhum comentário: