quarta-feira, 3 de junho de 2020

A EDUCAÇÃO E O COVID-19

A Educação no Brasil está sofrendo por causa do novo coronavírus, o covid-19. Esse vírus é uma doença infecciosa causada por um novo coronavírus recém descoberto, onde é transmitido principalmente por meio de gotículas geradas quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou exala. Por conta disso, desde o final do mês de março, o setor da Educação no Brasil suspendeu as aulas presenciais, tanto no ensino público quanto no privado; no ensino fundamental, ensino médio e ensino superior; ensino técnico e EJA (educação de jovens e adultos). Ainda sem uma data prevista para voltar ao normal com as aulas presenciais. Os profissionais da educação estão em isolamento, trabalhando em casa na elaboração das aulas on line e apostilas (em algumas regiões).

Nesse momento delicado pela qual a sociedade está passando, a Educação está se reinventando, buscando alternativas para não perder o ano letivo. Aulas on line, está sendo uma ferramenta muito usada, porém o cenário atual nos mostra profissionais despreparados e muitas famílias sem acesso à internet. Temos aqui uma realidade que se difere na prática.

As tecnologias e o uso das mesmas vem crescendo, principalmente na área educacional, mas ainda assim, há muitos desafios. Muitos estudiosos e escritores vem mostrando a necessidade da atualizaçao do papel do professor frente as novas tecnologias. 

Acredita-se que após essa pandemia, a Educação precisará ser repensada de uma nova forma, talvez em ensino híbrido (aula presencial e on line). Incentivo aos professores na educação continuada referente ao uso de tecnologias para elaboração e planejamento das aulas.

Para que a sociedade possa a continuar crescendo e todos possam ter acesso a mesma educação, conforme nossas Leis (Constituição Federal de 1988 e LDB de 1996), será necessário um novo olhar para o nosso ensino e aprendizagem, que diante à esse inimigo invisível (covid-19), nos mostrou que o ensino em nosso país deverá acompanhar as novas formas de tecnologias se quiser sobreviver futuramente.  Observa-se nesse momento, uma nova REVOLUÇÃO, a revolução tecnológica, que está batendo em nossa porta, onde em pouco tempo, não haverá mais espaço para a Escola Tradicional, pois o futuro vem das tecnologias.

Por Paola Si






Nenhum comentário: