quinta-feira, 29 de março de 2018

Alfabetização e Letramento

Letramento é uma tradução para o português da palavra inglesa “literacy” que pode ser traduzida como a condição de ser letrado. Um indivíduo alfabetizado não é necessariamente um indivíduo letrado. Alfabetizado é aquele indivíduo que sabe ler e escrever; letrado é aquele que sabe ler e escrever, mas que responde adequadamente às demandas sociais da leitura e da escrita. Ou seja, estar letrado requer dizer que o indivíduo está inserido em seu meio social. Não podemos separar os dois processos, pois a princípio o estudo do aluno no universo da escrita se dá concomitantemente por meio desses dois processos: a alfabetização, e pelo desenvolvimento de habilidades da leitura e escrita, nas práticas sociais que envolvem a língua escrita , o letramento.
No ensino tradicional, o ensino do aprendizado da leitura e da escrita era feito através da cartilha, onde o domínio do código era suficiente para escrever uma carta, bilhetes, registro de compras, etc. Mas, com o processo crescente de expansão e globalização do capital, precisou-se de novos processos de comunicação entre os sujeitos. As informações do mundo moderno, requer rapidez na produção e recepção das informações exigindo novos meios de leitura e de escrita, denominados de letramento. 
No mundo globalizado e moderno, não basta apenas saber ler, é preciso saber fazer uso do ler e escrever. 
O letramento hoje, é uma condição necessária para que o indivíduo realize a sua cidadania, que se faz necessário para que possa compreender e interpretar o significado dos discursos, das informações que lhes são apresentadas todos os dias.
A alfabetização é o início do processo da aprendizagem da leitura e da escrita, que precisa desenvolver conteúdos relativos a textualidade (coesão, coerência, unidade temática, clareza, concordância), também os conteúdos pertinentes á codificação/decodificação (letras, sílabas, direção da escrita, segmentação etc).
Para concluir, segundo Soares (2003), "letramento é, pois, o resultado da ação de ensinar ou aprender a ler e a escrever: o estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter-se apropriado da escrita".


CAVAZZOTI, Maria Auxiliadora. Fundamentos teóricos e metodológicos da alfabetização. 2. ed. rev. Curitiba, PR: IESD BRASIL, 2013.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.






Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, muito bom o texto!!!